ENTIDADES EDUCACIONAIS ENTREGARÃO MANIFESTO A PRESIDENCIÁVEIS

Documento representa 4 milhões de trabalhadores em educação e quase 70 milhões de estudantes secundaristas e universitários

O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMO PROPULSOR DE MUDANÇAS

Cultura e movimentos sociais foram tema dos debates que a UNE participou no quarto dia do Clae

EM SP, ”ENCONTROS COMUNICASUL” DEBATEM MÍDIA NO CONTINENTE

Evento acontece até o dia 11 de setembro com diversos convidados

MORADIA ESTUDANTIL É TEMA DE ASSEMBLEIA GERAL NO IFNMG

Evento acontece no campus Januária e é promovido pelo DCE da instituição

NA TERRA DE SANDINO, UNE, UBES E ANPG FALAM DE CONQUISTAS E DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO

Encontro de estudantes latino-americanos vai até sexta em Manágua


Carteira Estudantil

DCE DA UFPI PASSA A EMITIR CARTEIRA DA UNE COM VALIDADE NACIONAL

A aprovação demonstra o fortalecimento das entidades estudantis

Os estudantes da Universidade Federal do Piauí já podem solicitar a carteira estudantil do ano de 2012. O Diretório Central dos Estudantes comunica que a carteira emitida no ano de 2012 será a da União Nacional dos Estudantes – UNE, com validade nacional.
Desde o dia 08 os estudantes podem pagar a taxa no valor de R$ 12,00 nos Postos Pag Contas. O aluno de graduação pode se dirigir ao Centro Acadêmico do seu curso, pegar o formulário e preenchê-lo corretamente anexando a cópia do documento de identidade e confirmação de matrícula da UFPI. Os alunos de pós-graduação devem se dirigir diretamente à sede do DCE/UFPI no Campus Ministro Petrônio Portela. 
A aprovação da carteira da UNE ocorreu no Conselho de Entidades de Base – CEB, com a participação de 20 Centros Acadêmicos. A aprovação foi por maioria. Segundo Cássio Borges, coordenador do DCE/UFPI “a aprovação da emissão da carteira estudantil da UNE representa um marco histórico para o DCE-UFPI, pois há muito tempo não se emitia a carteira nacional, demonstra assim o fortalecimento das entidades estudantis e do reconhecimento da UNE junto ao movimento”. 
No período de 2004 a 2009 o DCE/UFPI não reconhecia a UNE como representante dos estudantes brasileiros, porém, desde o ano de 2010 o DCE/UFPI voltou a reconhecer a União Nacional dos Estudantes como legítima representante estudantil do país. Desse modo, a aprovação da emissão da carteira de estudante da UNE vem confirmar a contribuição histórica da entidade para a nação brasileira.
O CEB reconheceu ainda a Comissão responsável pela organização da Associação Nacional de Pós-graduandos – no Piauí, que passará a receber os recursos provenientes das carteiras de estudantes de pós-graduação.
Na reunião, a Associação de Estudantes Estrangeiros da UFPI solicitou que os valores de repasses das carteiras de estudantes estrangeiros fossem para a associação, assim o DCE e os Centros Acadêmicos aprovaram o repasse, além de abdicarem dos valores à que tinham direito.
Portal Vermelho

Veja mais notícias

2 respostas para “DCE DA UFPI PASSA A EMITIR CARTEIRA DA UNE COM VALIDADE NACIONAL”

  1. boa tarde gostaria de saber se essa carteira vale pra alagoas e pernambuco ?

  2. leandro felipe da silva disse:

    ok.

Deixe uma resposta