DEMOCRACIA EM DISPUTA: QUEM TEM MEDO DE MAIS PARTICIPAÇÃO SOCIAL?

Política Nacional de Participação Social foi barrada na Câmara dos Deputados

UNE LAMENTA ANULAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

A União Nacional dos Estudantes expõe em nota sua contrariedade à anulação da iniciativa que tinha como objetivo aumenta a participação da sociedade na política no nosso país. Leia na íntegra:  Política nacional de participação social  Nessa terça-feira (29/10) foi barrado na Câmara dos deputados o

DE OLHO NO CAMPUS

A agenda da semana está no ar!

UNE, UBES E ANPG QUEREM QUE NOVO GOVERNO GARANTA METAS DO PNE

Entidades estudantis avaliam resultado das eleições e o impacto para os estudantes

“OSVALDÃO” É DESTAQUE DA 38º MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

Com participação de Criolo, filme narra a historia do comandante da Guerrilha do Araguaia que virou mito


Carteira Estudantil

ProUni e Sisu concedem bolsas de estudo para alunos de todo o Brasil

Enem é porta de entrada para universidades públicas e privadas no país em programas do governo federal

Agora que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou e as aulas estão acabando é hora de se preparar para as tão merecidas férias e festas de final de ano, entretanto, é bom ficar atento para não perder a divulgação das notas da prova realizada nos dias 22 e 23 de outubro e, principalmente, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para o Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Ambos são programas do Governo federal voltados para a concessão de bolsas de estudos e vagas em diversas instituições de ensino superior do país, privadas, estaduais, federais e técnicas.

O Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, usado pelas instituições públicas de educação superior participantes para selecionar novos candidatos exclusivamente pela nota obtida no ENEM.

Já o ProUni, mais conhecido, tem a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas no país. As universidades que escolhem participar do programa recebem isenção de alguns de seus tributos como instituições privadas.

Para se inscrever em um dos programas é preciso acessar os portais sisu.mec.gov.br e prouniportal.mec.gov.br e verificar os pré-requisitos para participar. Também é possível se inscrever nos dois simultaneamente, entretanto se o candidato conseguir bolsa em algum dos dois, automaticamente deverá desistir da bolsa concorrida no outro programa. (ver regulamentos).

Somente em 2011, o Sisu ofereceu mais de 26.000 vagas em 754 cursos de 48 instituições de ensino superior, sendo 19 universidades federais, 4 universidades estaduais, 23 institutos federais e dois centros federais de educação tecnológica. E o Prouni desde sua criação já contemplou 800 mil vagas em instituições por todo o país e hoje mais de 174 mil pessoas já estão formadas.

UEE-SP lança campanha pelo passe-livre para prounistas

Em agosto deste ano, uma conquista inédita marcou a luta dos estudantes de São Paulo pela democratização do ensino. Trata-se da aprovação da legalidade do Projeto de Lei 256/2011, votado pelos vereadores que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de São Paulo.

O PL, desenvolvido pelo vereador Netinho de Paula (PCdoB), foi pensado para evitar a evasão escolar dos estudantes de baixa renda contemplados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e prevê o passe-livre nos ônibus da cidade de São Paulo para estes jovens. O projeto já foi encaminhado para a Comissão de Transportes e, se aprovado, o próximo passo será o deslocamento para a Comissão de Finanças. Depois, ao Plenário da Câmara e à sanção do Prefeito.

A campanha pelo passe-livre para os prounistas conta com um abaixo-assinado que, de acordo com as expectativas da UEE-SP, reunirá milhares de assinaturas para acentuar a mobilização no estado. Para participar do abaixo-assinado, basta acessar o site Petição Pública, preencher o formulário e automaticamente você terá aderido à campanha da UEE-SP em defesa da educação. Para ajudar ainda mais, o internauta pode também divulgar o abaixo-assinado para o seus contatos de e-mail. O próprio site Petição Pública lhe oferece essa opção.

A UEE-SP pretende ainda fazer uma grande blitz pelas universidades da capital para divulgar o projeto e buscar apoio de todos os estudantes, não apenas dos prounistas. “O ProUni e outras políticas de acesso à universidade são conquistas importantes, no entanto, é necessário nos atentarmos para a necessidade da assistência estudantil estar também vinculada ao acesso. Por isso, políticas voltadas para o passe livre contribuem para que o prounista possa começar e terminar o seu curso com mais tranquilidade”, diz o presidente da entidade, Alexandre Cherno.

Vivian Fróes 

Veja mais notícias

Uma resposta para “ProUni e Sisu concedem bolsas de estudo para alunos de todo o Brasil”

  1. Alessandra Barros disse:

    Olá,

    O Enem é maravilhoso para ajudar pessoas de baixa renda..
    visite meu site: http://www.queromaisvisitas.com.br

Deixe uma resposta