Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Nova direção da UCE toma posse em ato na Assembleia Legislativa de Florianópolis

A nova direção da União Catarinense dos Estudantes (UCE) tomou posse na última segunda-feira (12), em ato solene na Assembleia Legislativa de Florianópolis. A cerimônia contou com a presença de estudantes, parlamentares e representantes de instituições de ensino. 

A solenidade foi presidida pelo ex-presidente da UCE, Vander Rodermel, que salientou as lutas da entidade em sua história, as vitórias e conquistas dos estudantes catarinenses em que a UCE foi protagonista e as dificuldades de seu mandato. Lembrou as conquistas de ex-presidentes da entidade, como Líbero Machado, Marco Fernandez e Clarissa Peixoto, ali presentes, nas lutas pelo Artigo 170, 171 e na defesa e protagonismo da campanha pela utilização de 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.

O novo presidente da entidade, Dérique Höhn, eleito em junho de 2011, pelo 35° Congresso da UCE, lembrou que as atividades da nova direção da entidade já começaram. “Desde o dia seguinte ao congresso, jogamos peso no debate e na mobilização pela Federalização da Furb, participamos de debates nas universidades comunitárias contra o reajuste das mensalidades e frisamos a necessidade desta nova gestão se solidarizar com os estudantes das cidades atingidas na última semana pelas fortes chuvas. Vamos fazer uma campanha, arrecadar alimentos e roupas nas principais universidades no estado pra auxiliar um pouco pra tanta gente que perdeu tudo”, finalizou.

 

Parlamentares apóiam nova gestão

A deputada Estadual Angela Albino (PCdoB) saudou os estudantes presentes e colocou à disposição o mandato. “Precisamos nos atentar para as questões relevantes em nosso estado no que diz respeito a educação, pra haja mais investimento, mais seriedade e compromisso dos governos. Desejo a nova gestão sucesso e me coloca à disposição, assim como todo o gabinete para futuras parcerias na construção de um projeto educacional que garanta investimentos ousados, e assim, atender as necessidades e anseios da juventude catarinense!”, disse.

O presidente do PT em Santa Catarina, José Fritsch, agradeceu o evento e disse que a luta no estado é maior do que se pode ver. “Temos lutas importantes a travar aqui no estado, e elas não são poucas. Conseguiremos a vitórias nessas questões quando todos os movimentos sociais compreenderem seu papel nessas lutas. A UCE, com mais de 60 anos de história, também precisa contribuir nessas lutas, e pode jogar um papel importante na mobilização com pautas específicas da juventude!”

 

Presenças na posse

Participaram da posse da UCE o presidente do Comitê Estadual do PCdoB/SC, Jucélio Paladini; a secretária de Mulheres da CTB, Simone Lolato; a representantes da UBM, Raquel Ghizoni; o presidente da UFES e representante da UBES/SC, Anderson Patrick; a deputada federal Luci Choinaki (PT); o deputado estadual Juares Ponticelli (PP); o vereador em Florianópolis Ricardo Vieira (PCdoB), além de representantes das reitorias da UFSC, da UNISUL, da Juventude do PP, do PPL, do PMDB e da FAED/UDESC.
 

Nova diretoria

Compõem a nova direção executiva da UCE: Dérique Höhn (presidente); Tânia da Luz Alves (Vice-presidente); Mayra Antônio de Lima (1° vice presidente); Thiago Luciano Woerner (2° vice-presidente); Maria Elisa Horn Iwaya (secretária-geral); Francisco Mello Martinhago (tesoureiro geral); Gabriel Vieira da Silva (vice tesoureiro); Jonas Samoel (diretor de comunicação); Daniel Diego de Andrade (diretor de cultura); Jéssica Weschter (diretora de universidades públicas) e Pedro Victor Prudêncio (diretor de universidades pagas).  

Texto: Maria Elisa Horn Iwaya
 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo