Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Vitória dos estudantes, meia passagem no Rio já está valendo

Tags:

Começou a valer nesta segunda-feira (1) o Bilhete Único Carioca Universitário (BUC) para alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e cotistas de políticas afirmativas no município do Rio de Janeiro. Essa foi uma conquista histórica da UNE e da UEE-RJ durante a Jornada de Lutas deste ano, no mês de março, após uma passeata que culminou na ocupação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por mais de 3 mil jovens. Foi um momento de grande celebração do movimento estudantil, quando os vereadores aprovaram o benefício, em segunda discussão, por 42 votos contra apenas um.

Pela proposta aprovada, que contou com o apoio do prefeito Eduardo Paes (PMDB), cada estudante pode usar o benefício em no máximo duas meias passagens diárias, sendo 44 por mês e não cumulativas. A empresa que descumprir a lei será penalizada com uma multa de R$1.100, que poderá dobrar em caso de reincidência.

O novo presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), Igor Mayworm, enxerga que esta vitória é um grande avanço no sentido de democratizar o acesso à universidade e incentivar a permanência dos jovens dentro das escolas. Mas, “é preciso encarar essa conquista como um suporte para fortalecer e impulsionar a luta pra que todos os jovens tenham acesso ao passe livre estudantil”, como ele mesmo pontua.

“A UNE sempre entendeu a educação como um direito de todos e todas e um dever do Estado. Para nós, a democratização do ensino no seu acesso e na sua permanência sempre foram eixos importantes para fazer da educação um fator de desenvolvimento e emancipação social. Essa nossa conquista foi fruto de muita mobilização. Mas, a luta por uma assistência estudantil ampla é uma luta que ainda requer muitos avanços. Neste sentido, é necessário que sejam criadas metas efetivas de combate a evasão. E vamos lutar para isso”, avaliou Igor Mayworm.

Como obter a BUC?

O cadastramento deve ser feito primeiro pelo site www.cartaoriocard.com.br/prouni. Na página, o cotista marca o dia e a hora em um dos três postos da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) para levar a documentação. Eles ficam na Rua Francisco Xavier 524, no Auditório Maracanã, na UERJ; na Avenida Pasteur 250, na UFRJ, Urca; e na Praia do Flamengo 132, na sede da UNE no Rio. Telefone para mais informações: (21) 7823-2722

Como forma de provar que o cotista e/ou bolsista é realmente estudante, a identificação estudantil da UNE foi validada pelo município para adquirir o benefício. Para tanto, basta levar a identidade, um comprovante de estudo e uma foto 3×4 em um destes três postos. A taxa para obter a carteirinha estudantil custa R$20,00. Após a solicitação, o estudante recebe um protocolo que pode ser usado para fazer o requerimento da meia entrada. Em dois dias úteis, ambos documentos ficam prontos.

A meia entrada estudantil também pode ser feita através do portal da meia entrada (http://www.acessoilimitado.com.br/estudante/une/). Mas, vale ressaltar que o prazo para receber o protocolo é de 10 dias úteis.

Documentos exigidos

No dia marcado, o estudante deve levar identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula em instituição de ensino superior situada na cidade do Rio de Janeiro e identificação estudantil (CIE) emitida pela UNE ou pela UEE-RJ. O cartão será entregue dois dias úteis depois no mesmo posto em que a documentação foi apresentada.

Cartão válido somente para os dias úteis

O Bilhete Único Carioca Universitário não vale para passagens nos fins de semana e feriados nacionais, estaduais ou municipais. Em dias úteis, o cartão permite ao aluno até duas viagens por dia, com desconto de 50% do valor da tarifa.

Em cada uma das viagens é permitido transbordo entre ônibus sem ar-condicionado, no período de até duas horas, com o benefício de débito de uma tarifa.

Da Redação

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo