Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Homenagem a Brizola marca abertura do 52º Congresso da UNE

Tags:

Começou nesta quarta-feira o maior encontro do movimento estudantil brasileiro, o Congresso da UNE. Aos poucos, o Auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia, foi sendo toma¬do pelas delegações de estudantes vindos de todos os estados do Brasil. Mesmo após horas e dias de viagens, a disposição dos jovens ficou clara quando as palavras e gritos de ordem começaram a se misturar aos sotaques nordestino, gaúcho, mineiro, carioca e muitos outros. A solenidade da abertura foi marcada com uma homenagem aos 50 anos da “Cadeia da Legalidade”, que ocorreu em 1961 no Brasil. O fato histórico contou com a grande participação do movimento estudantil para garantir a posse do presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros.

Dois personagens centrais desse episódio foram homenageados pela UNE: o governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, que comandou a resistência democrática pela posse de João Goulart, e o então ex-presidente da UNE Roberto Amaral, que junto a Aldo Arantes, chegou a transferir a sede da entidade para Porto Alegre e liderou os estudantes nesse embate. Durante o ato, Brizola Neto, representou o seu falecido avô. Após o discurso, eles receberam do presidente da UNE, Augusto Chagas, uma placa em homena-gem a atuação da família Brizola e da gestão da UNE no ano de 1961, naquela jornada democrática.

AO VIVO

A abertura teve transmissão ao vivo por meio do site oficial da UNE pela TV UFG e ainda contou com a ilustre presença do secretário de políticas culturais do Minc, Sergio Mamberti, que relembrou todos os momentos que esteve junto à entidade. “Te¬nho muito orgulho de ter participado inúmeras vezes da história desta grande entidade. Sempre fico feliz em fazer parte destes eventos, porque me faz crer que o movimento estudantil pulsa como nunca”, pontuou.

Parlamentares e autoridades políticas, como o secretário de Educação estadual de Goiânia, Thiago Peixoto, e municipal, Nei¬de Pereira, além do vereador Fabio Tokarsky, também marca¬ram presença no início deste grande evento.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo